IMPLICAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

IMPLICAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA

Mensagem por Walles Oliveira em Seg Abr 13, 2015 4:20 pm

Implicação da taxa de câmbio na economia brasileira

         O atual cenário econômico e político, tem gerado incerteza sobre a economia brasileira, o que tem causado uma desvalorização cambial. A taxa de juros, instrumento utilizado pelo governo para controlar a inflação tem aumentado para 12,75 e, a inflação acumula em 8,13.
Com a desvalorização cambial ocorrido nos últimos meses, produtos nacionais que tem sua composição produtos importados tornaram-se mais caro para produzir, o que tem gerado um processo inflacionário (em 2002, a desvalorização cambial foi responsável por 46% da inflação). No entanto, a desvalorização cambial pode ser vista por dois lados. Beneficia quem exporta, pois ao exportar, o exportador recebe em moeda estrangeira (dólar) e quem importa mercadoria, acaba sendo prejudicado, pois paga mais caro no produto importado já que a compra é feita em dólar.
         Com a tentativa de mudar o cenário, o governo elevou a taxa de juros para 12,75% o que tem causado uma recessão na economia brasileira. O aumento na Tx de juros torna o credito mais caro, portanto, investidores deixarão de investir em bens de capital, que gera empregos, aumento de produção, renda e consumo para fazer uma aplicação financeira já que a rentabilidade do seu dinheiro pode ser maior.  Além do mais, o aumento na taxa de juros tem como objetivo atrair capital estrangeiro, pois assim aumentaria a oferta de moeda estrangeira na economia nacional e valoriza o real e como consequência, os produtos importados ficarão mais em conta.
         Em resumo, para a economia voltar a crescer medidas contracionistas foram necessárias, pois o dólar não tem valorizado no brasil porque o governo quer, mas sim porque a sua oferta estava sendo menor do que a sua demanda e para atrair o capital estrangeiro foi necessário valorizar a taxa de juros para tornar a aplicação financeira brasileira mais atrativa para o estrangeiro injetar dólar.

Walles Arruda de Oliveira.

Walles Oliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/04/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum