Economia UEG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IMPLICAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA

Ir para baixo

IMPLICAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA Empty IMPLICAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NA ECONOMIA

Mensagem por Walles Oliveira Seg Abr 13, 2015 4:20 pm

Implicação da taxa de câmbio na economia brasileira

         O atual cenário econômico e político, tem gerado incerteza sobre a economia brasileira, o que tem causado uma desvalorização cambial. A taxa de juros, instrumento utilizado pelo governo para controlar a inflação tem aumentado para 12,75 e, a inflação acumula em 8,13.
Com a desvalorização cambial ocorrido nos últimos meses, produtos nacionais que tem sua composição produtos importados tornaram-se mais caro para produzir, o que tem gerado um processo inflacionário (em 2002, a desvalorização cambial foi responsável por 46% da inflação). No entanto, a desvalorização cambial pode ser vista por dois lados. Beneficia quem exporta, pois ao exportar, o exportador recebe em moeda estrangeira (dólar) e quem importa mercadoria, acaba sendo prejudicado, pois paga mais caro no produto importado já que a compra é feita em dólar.
         Com a tentativa de mudar o cenário, o governo elevou a taxa de juros para 12,75% o que tem causado uma recessão na economia brasileira. O aumento na Tx de juros torna o credito mais caro, portanto, investidores deixarão de investir em bens de capital, que gera empregos, aumento de produção, renda e consumo para fazer uma aplicação financeira já que a rentabilidade do seu dinheiro pode ser maior.  Além do mais, o aumento na taxa de juros tem como objetivo atrair capital estrangeiro, pois assim aumentaria a oferta de moeda estrangeira na economia nacional e valoriza o real e como consequência, os produtos importados ficarão mais em conta.
         Em resumo, para a economia voltar a crescer medidas contracionistas foram necessárias, pois o dólar não tem valorizado no brasil porque o governo quer, mas sim porque a sua oferta estava sendo menor do que a sua demanda e para atrair o capital estrangeiro foi necessário valorizar a taxa de juros para tornar a aplicação financeira brasileira mais atrativa para o estrangeiro injetar dólar.

Walles Arruda de Oliveira.

Walles Oliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos